terça-feira, 8 de setembro de 2009

Radhanti Maharaj Biografía

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Sripad Bhakti Srirupa Radhanti Maharaj nasceu na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, no quinto dia (Pancami tithi) após a lua nova, na quinzena da lua crescente (Gaura paksa), no mês de Hrsikesa masa (agosto-setembro), no ano Gaurabda 459 (24 de agosto para o ano de 2009), entre as duas datas mais auspiciosas do calendário védico vaishnava, Sri Krishna Janmastami, dia do aparecimento de Sri Krishna, e Sri Radhastami, a sagrada data de comemoração do aparecimento de Srimati Radharani. No calendário cristão corresponde ao dia 11 de setembro de 1945.

Seu aparecimento, deu-se às 10 horas da manhã, numa terça-feira, sob o signo de Leão (Simha em sânscrito), com ascendente em Escorpião. Simha (Leão) é regido pelo Planeta Sol (Suryaloka). O sol é intitulado o atma-karaka, o planeta indicador da alma. Quando o sol é proeminente num mapa astral e outras combinações o favorecem, a pessoa busca a auto-realização e assuntos relacionados à alma. No momento de seu nascimento, o mapa mostra também que Marte se encontrava na oitava casa, no signo de Gêmeos, causando Kujadosha, aquilo que afeta a harmonia doméstica e conjugal, um forte indício de que a vida familiar mundana não seria auspiciosa de modo algum na vida do recém-nascido, o que acabou mais tarde se confirmando, ao optar pela vida renunciada.

Filho primogênito de pais pobres, de instrução modesta e católicos funcionais (não praticantes). Teve uma infância simples e seus folguedos se limitavam às atividades com irmãs, primos e meninos da sua vizinhança com brinquedos feitos de latas vazias, rodas de carrinhos e rolamentos descartados pelas oficinas mecânicas das redondezas. Desde cedo se mostrou interessado pela busca do Supremo ao tornar-se o único católico praticante da família após sua primeira comunhão.

Em sua adolescência, nos conturbados anos 60, descobriu a “India” através dos livros de Swami Ramakrishna, Swami Shivananda, Swami Vivkananda e Paramahamsa Yogananda entre outros, que adquirira em sebos para aplacar sua sede de leitura e da busca de conhecimento espiritual. Nessa mesma época, eventualmente frequentava a sede da Sociedade Ananda Marga e Brahma Kumaris. Na sociedade Ananda Marga deu seus primeiros passos no aprendizado da Hatta-Yoga; mas tarde ampliou seus estudos e alcançou as seguintes qualificações: Yoga Siromani (professor de yoga) e Yoga Praveena (excelência na área de yoga)

Ainda nos efervescentes anos 60, numa dessas lojas de livros usados encontrou uma brochura em inglês relatando os ensinamentos de Srila Bon Maharaj, apresentados em uma de suas viagens à Europa. Ele foi o primeiro sannyasi de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Prabhupada a pregar no ocidente como representante da Índia védica. Ficou impressionado com a fotografia daquele santo vaishnava, cuja imagem com sua tilaka bem desenhada na testa, jamais sairia de sua memória. Com conhecimento de inglês precário e muita consulta ao dicionário, percebeu naquele pequeno livreto uma mensagem singular sobre Sri Krishna, a suprema personalidade divina, diferente de tudo que até então havia lido, e que de forma indelével tocou seu coração.

Habitualmente lia com muita avidez tudo sobre a Índia e ficava fascinado com as fotos daqueles yogis e santos que apareciam nas ilustrações de livros e revistas. À partir dessa época colocou em sua cabeça de jovem adolescente e sonhador que queria ser um daqueles monjes com vestes de cor açafroadas que costumava apreciar nas suas leituras.

Nos fins dos anos 60 início dos anos 70, trabalhando numa empresa de comércio exterior e estudando a noite, caiu em suas mãos um exemplar da revista Newsweek Magazine onde um título chamou sua atenção: The Year of Guru, “O Ano do Guru”. Na visão materialista e tacanha da revista essa “invasão” de mestres da Índia era vista apenas como “business” Era uma reportagem sobre os gurus da Índia que viviam e pregavam nos Estados Unidos naquela época. E lá estava de novo a maravilhosa e inesquecível tílaka na testa de um dos mais notáveis vaishnavas que o mundo contemporâneo viria a conhecer: Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o fundador e proeminente acharya do movimento para a consciência de Krishna. Leu e releu incontáveis vezes aquele artigo, descartando o relato correspondente aos outros dois swamis, mas fascinado com a pregação de Srila Prabhupada e de sua explicação simples mas convincente de como obter grandes realizações espirituais e elevar seu nível de consciência apenas recitando o maha mantra Hare Krishna.

Mostrou o artigo para um amigo, também muito interessado na filosofia oriental vinda da Índia, e juntos planejaram ir aos Estados Unidos para se encontrar com Srila Prabhupada e tentar serem aceitos como seus discípulos. Com muitas dificuldades obtiveram os seus passaportes, mas não conseguiram o visto para entrar nos Estados Unidos, que dificultava muito as coisas para os jovens aventureiros, a fim de evitar emigração indesejável para eles. Alguns anos mais tarde soube que o santo da consciência de Krishna iria à Venezuela, mas estava passando por algumas dificuldades financeiras e não pode mais uma vez ter com Srila Prabhupada porque a passagem de avião do extremo Sul do Brasil à Caracas era tão cara quanto uma passagem à Londres ou Paris.

Fim dos anos 70 inicio dos anos 80, finalmente o Movimento Hare Krishna chega ao Brasil e começa a frequentar o templo. Primeiramente em São Paulo, quando para lá foi passar uns tempos com alguns parentes e posteriormente em Porto Alegre, mas Srila Prabhupada já havia abandonado o planeta. Durante uns doze ou treze anos frequentou o templo, sempre como devoto externo, com eventuais estadas em fins-de-semanas junto com os devotos residentes.

Continuou sempre muito fascinado pela filosofia vaishnava, devorando e estudando cuidadosamente todos os livros impressos pela sociedade criada por Srila Prabhupada, mas resistente à idéia de render-se a um dos inúmeros gurus ocidentais que não seduziam seu coração.

No início dos anos 90, bastante amargurado com os problemas que afetavam a sociedade oficial, tomou conhecimento de um outro grande santo vaishnava, Srila Sridhar Maharaj, irmão espiritual de Srila Prabhupada e passa a conhecê-lo através de seus maravilhosos livros, porém ele, como Srila Prabhupada, já havia também abandonado o corpo e não se encontrava mais fisicamente entre nós, a não ser através de suas nectárias instruções. Em seguida conhece Srila Govinda Maharaj, Presidente e acharya sucessor de Srila Sridhar Maharaj na Sri Chaitanya Sarasvati Math, mosteiro de Navadwip, West Bengal – India e dele toma harinama-diksa e posteriormente brahmana-diksa e passa a ser conhecido como Nityadas Das Brahmachari.

Durante 5 ou 6 anos presta serviço ao mosteiro fundado por Sridhar Maharaj, de quem devora todas as instruções. Paralelamente, conhece o trabalho de Srila Narayana Maharaj e passa a traduzir e colocar os nectários ensinamentos desse outro santo num forum de discussão de temas vaishnavas [forum que ajudou a fundar em meados dos anos 90]. Impressionado com as instruções desse santo vaishnava, perito no siddhanta e nas lilas divinas, passa a aceitá-lo no seu coração como seu shastra-guru.

Desde o início dos anos 90 leva uma vida de vanaprastha, retirado da lida familiar, onde foi casado por apenas um ano e não teve filhos, e, por essa mesma época, abandona as atividades profissionais regulares para se dedicar integralmente a pregação, na Srila Sridhar Govinda Sangha, que fundara em Porto Alegre para servir a missão criada por Srila Sridhar Maharaj na Índia, o mosteiro Sri Chaitanya Sarasvati Math, presidida por seu siksa-guru, Srila Govinda Maharaj.

Visando incrementar sua pregação, aceita a ordem de vida renunciada, recebendo a tridanda vaishnava de seu irmão espiritual Sripad Bhakti Shoban Padmanabha Maharaj, que por motivos pessoais se encontrava afastado da posição de representante de Srila Govinda Maharaj no Brasil. A cerimônia foi realizada em Porto Alegre, no dia 7 de março de 2004, dia do sagrado Gaura Purnima, aparecimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Como sannyasi segue sua pregação conectado pelo afeto, uma conexão de coração, com Srila Prabhupada, Srila Sridhar Maharaj e Srila Narayana Maharaj, aos quais silenciosamente presta suas reverências diárias e roga pelas suas bençãos, sem ligação a nenhuma instituição indiana em particular.

Pode alguém questionar sob o sannyasi de Sripad Bhakti Srirupa Radhanti Maharaj, sob a alegação que ele aceitou o ashram de renunciante de um irmão espiritual e não de seu guru ou de algum guru ligado a uma instituição vaishnava da Índia. Para refutar esse possível questionamento, lembramos que aceitar a ordem de vida renunciada de outro sannyasi é válido, normal, bastante comum e universalmente aceito como cerimônia vaishnava legítima e fidedigna, até mesmo se o concessor da tridanda desafortunadamente venha no futuro a decair da sua posição exaltada. Há vários exemplos que podem ser relatados, senão vejamos: Srila Prabhupada aceitou seu sannyasi de seu irmão espiritual Kesava Maharaj.

Kesava Maharaj também aceitou sua tridanda de seu irmão espiritual Srila Sridhar Maharaj. B. V. Tirtha Maharaj (Kunja Babu), aceitou sannyasi de seu irmão espiritual B. V. Ashram Maharaj. B. K. Sramam Maharaj recebeu sua tridanda de seu irmão espiritual Tirtha Maharaj. Houve em torno de 40 discípulos de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur que tomaram sannyasi de um irmão espiritual, de acordo com informações da Vrndavan Organization of Chaitanya Math. Srila Bhaktisiddhanta aceitou a ordem renunciada de forma mística numa cerimônia realizada por ele mesmo, diante do quadro de Srila Gaura Kishora Das Babaji, que já havia abandonado o planeta.

Entre os discípulos de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada esta prática leva a um número ainda muito maior de sannyasis que receberam sua tridanda vaishnava de outro irmão espiritual.

Sripad Bhakti Srirupa Radhanti Maharaj, mantém programas regulares em Porto Alegre e em outras cidades do Rio Grande do Sul, onde se estudam as escrituras, os ensinamentos dos acharyas mencionados como seus gurudevas de coração, muitos bhajans, nama-hattas e distribuição de prasada, num trabalho ininterrupto desde 1993. Viaja frequentemente pelo Brasil para pregar e se associar com outros vaishnavas e é muito solicitado por diversos grupos espiritualistas do Rio Grande do Sul, para fazer conferências e palestras sobre temas védicos e vaishnava.

No ano de 2006, funda o Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu Ashram, um apoio institucional, como um respaldo para levar os ensinamentos de Mahaprabhu aqueles que o procuram, um seva que dedica a todos os seus instrutores, aos vaishnavas e amigos que o incentivam e inspiram, principalmente em consideração a uma instrução de Srila Sridhar Maharaj a todos os seus seguidores: “levar o trabalho de alívio aos ocidentais.”

"Não está na linhagem transcendental que qualquer um possa fazer outra pessoa um guru. É possível que se houver alguém muito qualificado Gurudeva eleja-o e diga, "Depois de mim você será o meu sucessor". Isto é uma linhagem. A linhagem mais essencial e proeminente, entretanto, é aquela em que qualquer um servindo totalmente Gurudeva, pregando tanto em sua linhagem após a sua partida, fazendo seu Gurudeva muito proeminente, seja o sucessor. Ele irá pregar a mesma linhagem. Prabhupada Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura nunca disse a meu Gurudeva, "Você deve ser meu sucessor". Nunca. Mas ele se tornou seu sucessor como fez Srila Svami Maharaja.
Meu Gurudeva (Srila Keshava Maharaj) nunca me nomeou; ainda assim eu me tornei e estou pregando em todo o mundo e muitos estão me aceitando. Então, isso depende de qualidade. Srila Prabhupada não foi feito por ninguém e ele se tornou proeminente em todo o mundo. Ramanuja não foi feito um acarya. Você conhece Ramanuja? Ele próprio tomou sannyasa e Madhvacarya também fez assim. Ele não recebeu sannyasa de ninguém. Então, nós devemos seguir este pensamento. Quem fez Srila Sukadeva Gosvami um acarya? Sri Vyasadeva nunca disse, 'Você é meu sucessor'.
Krishna arranjará para que aqueles que praticam bhakti sejam acaryas. Srila Svamiji conhecia quais eram as qualificações deles – que eles podiam cair, que podiam ter lhe dado veneno ou tantas outras coisas.
Então, ele nunca declarou qualquer um como seu sucessor."

(Srila Narayana Maharaj - extraído de www.purebhakti.com)

Gaura Premanande!



Fonte : http://www.vedas.com.br/radhantil.html

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Hare Krishna, Hare Krishna,
Krishna Krishna, Hare Hare,
Hare Rama, Hare Rama,
Rama Rama, Hare Hare


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